quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Margarida é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas (e flor respectiva, ou melhor, a sua inflorescência). Na verdade, não existe grande concordância entre os autores quanto à utilização deste nome, que apresenta muitas variantes. Há mesmo aqueles que designam de "margarida" qualquer planta da família das Compostas. Além do mais, esta designação é por vezes apresentada como sinónimo de bem-me-quer, malmequer,bonina, etc, que, por sua vez, são também nomes utilizadas para espécies diversas que nem sempre coincidem.
Em termos mais específicos, contudo, podemos considerar:

Outras espécies



Esta flor tem sua origem em zonas do Hemisferio Norte. A margarida ou “Chrysanthemun leucanthemum” é uma planta herbácea da família das Compostas.
As pétalas das margaridas têm uma forma alargada e delgada. Estas pétalas rodeiam o botão central dourado ou amarelo. As folhas das margaridas têm uma forma oval. Os seus caules são compridos e delgados, alcançando em alguns casos um metro de altura.
As margaridas devem ser regadas regularmente, mas sem exagerar. Para favorecer o florescimento contínuo das margaridas, deves arrancar as flores secas de vez em quando. Quando os caules alcançarem uns 40 cm de altura, belisca a parte do meio para cima. Isso ajudará a flor a florescer melhor.
Margaridas
Acerca das diversas classes de margaridas, há uma grande variedade de “Chrysanthemun”. Contudo entre elas, o aspecto muda imenso. Entre as margaridas, cultivam-se tamanhos diferentes de flor, mas todas pertencem à categoria dos “Chrysanthemun leaucanthemum” com excepção da margarida-menor, originária da Eurásia, a que se chama “Bellis perennis”.


Margaridas
Gostaria de obter mais informções sobre margaridas, principalmente como cultivá-las. A minha já está quase morrendo, gostaria de salvá-la. Por favor! ajudem minha plantinha!Natguru
Gostaria de saber informações sobre a margarida, pois sou apaixonada por esta flor. Mirian
Bom, vocês não informam qual é a sua cidade ou região que moram e isso é importante. Mas, de qualquer forma, vou tentar ajudá-las, descrevendo quais são as necessidades básicas das margaridas. No seu caso, Natguru, veja se pode estsr errando em alguma coisa:
As margaridas (Chrysanthemum frutescens) são plantas perenes, fáceis de cultivar, mas precisam de um local ensolarado para florescer bem e não dar problemas. Para estimular a floração, o ideal é adubá-la periodicamente com algum tipo de composto orgânico. Vale também incorporar à terra do canteiro um pouco de húmus de minhoca. As regas devem ser freqüentes, porém, é preciso permitir que o solo fique seco na camada superficial antes de fazer nova rega. Por apresentar um crescimento quase rasteiro, a terra encharcada pode fazer a planta melar. Boa sorte!